AWS Vai cobrar os IPs Públicos
— — Este é um resumo do post do Jeff Barr
A partir de 1º de fevereiro de 2024, a AWS vai começar a cobrar $0.005 por hora por cada endereço público IPv4, independentemente se estiverem vinculados a um serviço ou não. Isso vale pra todos os serviços AWS como Amazon EC2, RDS, EKS e outros.
Sabe por quê? Os endereços IPv4 estão cada vez mais escassos e o custo pra conseguir um endereço público aumentou mais de 300% nos últimos 5 anos. Então, a ideia é que a gente seja mais econômico no uso de endereços públicos IPv4 e comece a pensar em adotar o IPv6.
Aqui vai um resumo dos preços no AWS:
-
Endereços IPv4 públicos em uso: antes era grátis, agora vai ser $0.005 por hora.
-
Endereços Elastic IP adicionais em uma instância EC2 em execução: continua $0.005 por hora.
-
Endereço Elastic IP ocioso na conta: continua $0.005 por hora.
Ah, e tem um detalhe importante: o AWS Free Tier para EC2 vai incluir 750 horas de uso de endereço IPv4 público por mês, durante os primeiros 12 meses, a partir de 1º de fevereiro de 2024.
E mais, você não será cobrado por endereços IP que você trouxer pro AWS usando o Amazon BYOIP.
Já a partir de hoje, os seus Relatórios de Custo e Uso da AWS vão incluir o uso do endereço IPv4 público. Quando essa mudança de preço entrar em vigor no próximo ano, você também poderá usar o AWS Cost Explorer pra ver e entender melhor o seu uso.
Pra ajudar a entender e monitorar melhor o uso dos endereços IPv4 públicos, a AWS lançou uma nova ferramenta gratuita chamada Public IP Insights.
Então, a dica é: dê uma olhada nos recursos sobre como usar o IPv6 e tente minimizar o efeito dessa nova cobrança. Você também pode considerar usar o AWS Direct Connect pra configurar uma conexão de rede dedicada à AWS.